A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (AMATRA10) tem a satisfação de informar aos seus associados e associadas a criação da Ouvidoria da Mulher no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.
Trata-se de um avanço significativo para o fortalecimento dos direitos e garantias fundamentais, especialmente no que tange à proteção e ao tratamento adequado de denúncias de violência contra a mulher no ambiente institucional.
A instalação da Ouvidoria da Mulher no TRT10 reflete os esforços contínuos da AMATRA10 na defesa da igualdade de gênero e no combate a qualquer forma de violência ou discriminação. Esse espaço seguro e acolhedor foi criado para magistradas, servidoras e demais mulheres que necessitem de apoio institucional.
A atuação associativa começou ainda na gestão anterior, sob a liderança do Juiz Cristiano Siqueira de Abreu e Lima, com o apoio da então associada Juíza Natália Queiroz, estudiosa e atuante no tema. A iniciativa segue a política do CNJ, voltada a oferecer atendimento especializado e acolhimento às mulheres em situação de violência. A AMATRA10 exalta a sensibilidade demonstrada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região ao acolher essa demanda associativa.
Reforçando esse compromisso, o Presidente da AMATRA10, Juiz Rossifran Trindade Souza, e a Diretora Sócio-Esportiva e Coordenadora da Comissão Mulheres AMATRA10, Juíza Simone Bernardes, realizaram uma visita institucional à Ouvidora da Mulher, Desembargadora do Trabalho Elke Just.
Durante a visita, reafirmaram o total apoio da Associação à atuação da Ouvidoria e destacaram a confiança no trabalho desenvolvido pela Desembargadora Elke Just à frente desse relevante espaço de escuta e acolhimento. Além disso, a convidaram para uma fala no evento em celebração ao Dia das Mulheres, que ocorrerá em março – convite prontamente aceito!
A AMATRA10 seguirá firme em sua missão de fortalecer políticas institucionais voltadas à equidade de gênero e à proteção das mulheres, sempre atenta à construção de um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e inclusivo para todos.