28 de fevereiro - Dia Internacional de Prevenção à LER/DORT

O dia 28 de fevereiro é o Dia Internacional de Prevenção à LER/DORT.

A sigla LER significa Lesão por Esforço Repetitivo, ao passo que a sigla DORT significa “distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho”.

Ambos são doenças ocupacionais, ou seja, doenças que têm sua causa ou concausa no trabalho.

Pequenas medidas podem ser importantes na prevenção da LER/DORT. Entre elas, destacamos: o respeito às pausas e intervalos periódicos; o uso de equipamentos adequados de proteção individual; a adoção pelo empregador de mobiliários que sejam adequados ergonomicamente e que não forcem em demasia determinadas partes do corpo; ginástica laboral; treinamento dos empregados quanto às devidas posturas no trabalho; identificação precoce de sintomas, para encaminhamento ao devido tratamento médico. O estilo de vida do trabalhador, quando não tem vida saudável, tem obesidade ou não realiza atividades físicas habitualmente, pode contribuir para o agravamento desses sintomas.

Em alguns casos, a LER/DORT, quando não trata adequadamente, pode levar até à aposentadoria por invalidez do trabalhador, que tem ainda dificuldades na realização de tarefas simples do cotidiano, como segurar objetos, lavar louças, pentear os cabelos, etc.

A identificação da existência da LER poderá ensejar a condenação ao empregador ao pagamento de indenização por danos morais e materiais, pensão mensal vitalícia, etc.

Por todo isso, a prevenção é sempre o melhor, seja para o empregador, seja para o trabalhador.

Empregados e trabalhadores, fiquem atentos!

Imprimir